O Cartório de Registro Civil e Notas do Distrito do Barreiro foi uma demanda da população, com o intuito de solucionar suas questões pessoais e profissionais, com acesso fácil aos serviços do dia a dia do cidadão. A implantação do cartório foi escolhida pelo então governador e advogado, José Aguinaldo Pinheiro, que permaneceu à frente do cartório até julho de 2007. Em 1º de agosto de 2007, a atual titular, Letícia Franco Maculan Assumpção, assumiu a gestão do cartório.
Nesses 14 anos, Letícia, junto a André Maculan Assumpção, formaram a chamada Equipe Diamante, que tem alcançado diversas honrarias. Em 2013, o cartório concorreu ao prêmio de qualidade total da Anoreg, com alcance de nota máxima. No ano seguinte, foi a vez de receber a Medalha de Mérito Desembargador Ruy Gouthier de Vilhena pelos serviços prestados para a justiça do estado de Minas Gerais. Em 2015, mais uma conquista, com o Prêmio Diamante de Qualidade da Anoreg. No ano passado, o cartório foi o 1º a obter a ISO 37001 (revalidada em 2021).
Todavia, a disposição da equipe do Cartório do Barreiro vai muito além de premiações e certificados. O trabalho é realizado, todos os dias, com o propósito de caminhar lado a lado das transformações sociais e tecnológicas do País e do mundo, com um só objetivo: melhorar a vida do cidadão.
Diferenciais – Cartório do Barreiro
Em 2008, o Barreiro inovou com a implementação do Sistema Projudi, em parceria com o juiz Fernando Humberto dos Santos – da Vara de Registros Públicos – com toda comunicação realizada de forma eletrônica. Em 2013, o tabelionato integrou de modo ativo, discussões voltadas para a redação do Código de Normas do Extrajudicial de Minas Gerais. Um sonho que se tornou realidade no Provimento nº 260 da Corregedoria-Geral de Justiça do estado mineiro. No ano seguinte, o cartório passou a funcionar aos sábados, com todos os seus serviços disponíveis. O primeiro a tomar tal iniciativa na capital mineira. No mesmo ano, o Cartório do Barreiro instalou a unidade interligada no Hospital Júlia Kubitschek, facilitando o registro de nascimento.
Foi também por meio do Barreiro que a primeira certidão de nascimento foi expedida com o CPF de Belo Horizonte. Apostilar documentos para que tivessem validade no exterior foi uma outra novidade de serviço absorvida pelo tabelionato. O Cartório do Barreiro passou a ser onde mais lavraturas de atas notariais são realizadas em Minas Gerais. No ano passado, foi o primeiro cartório do estado a celebrar casamentos por videoconferência e a fazer parte do projeto piloto para lavratura de atos eletrônicos de Notas.
Equipe Barreiro
Para que o cartório siga o fluxo das transformações, a equipe do Barreiro está sempre buscando aprimorar suas técnicas e conhecimento para realizar o melhor atendimento à população local. Os profissionais participam de cursos de grafotécnica e documentoscopia, além de receber treinamentos regulares. O cartório também oferece curso de pós-graduação em Direito Notarial e Registral para seus colaboradores mais antigos. Além de toda estruturação física de seu espaço, com seis salas de reunião devidamente preparadas para conciliação e mediação.
Barreiro também é ponto turístico
O ViaShopping Barreiro é a principal atração turística local, e destaca-se por ser o primeiro shopping de Minas Gerais, com um cartório de registro civil e notas. Um shopping com todo conforto e segurança, integrado à Estação BHBus. O ViaShopping e o Cartório do Barreiro foram inaugurados em 2003, e a partir de maio de 2018 passaram a crescer juntos.
Barreiro e sua história
Com cerca de 300 mil habitantes, o Barreiro é uma região administrativa de Belo Horizonte que abriga indústrias, com mais de 9 mil empresas de comércio e de prestação de serviços, além de profissionais autônomos. Também abriga cursos livres, escolas e universidades, e o 41º Batalhão de Polícia Militar, responsável pela segurança local.
O Cartório do Barreiro e seu time seguem trabalhando de modo incessante, sempre em busca do aprimoramento dos serviços e da excelência em seu atendimento.