Cartório Barreiro

DISCURSO INAUGURAÇÃO NOVO CARTÓRIO NO VIASHOPPING

O Barreiro é uma região administrativa de Belo Horizonte, mas é mais antigo do que a própria cidade, tendo completado 162 anos em agosto de 2017. Aqui vivem 300 mil habitantes em 90 mil domicílios, 54 bairros. A arrecadação do Barreiro gera cerca de 40% do Valor Adicional Fiscal de Belo Horizonte. Aqui estão indústrias, mais de 9 mil empresas de comércio e de prestação de serviços, além de profissionais autônomos. Existem diversos cursos livres e também escolas, faculdades, Universidades. Para bem proteger a população, contamos com o 41º Batalhão de Polícia Militar.

O Barreiro é especial e tem algo que só existe aqui: o ViaShopping, com lojas e serviços que atendem a todos, com conforto e segurança, e que desde o início possui como diferencial a integração com a Estação BHBus. Agora o Via é o primeiro Shopping de Minas Gerais onde funciona um Cartório de Registro Civil e Notas. O ViaShopping Barreiro e o Cartório do Barreiro foram ambos inaugurados em 2003 e a partir de maio de 2018 passarão a crescer juntos, em uma simbiose que em muito beneficiará os cidadãos do Barreiro.

O Cartório de Registro Civil e Notas do Distrito do Barreiro foi uma demanda da população, que está acostumada a resolver tudo aqui na região. Os barreirenses têm orgulho de ser do Barreiro e aqui querem fazer suas compras e ter acesso aos serviços de que necessitam. Para implantação do Cartório, foi escolhido pelo então Governador o Advogado José Aguinaldo Pinheiro, que permaneceu à frente do Cartório até 31 de julho de 2007, quando a atual titular assumiu, após aprovação em concurso público.

Nesses quase onze anos à frente o Cartório, Letícia Franco Maculan Assumpção e André Maculan Assumpção formaram nossa Equipe Diamante. Essa equipe maravilhosa tem alcançado muitas vitórias. Em 2013 concorremos pela primeira vez ao prêmio de qualidade total da ANOREG e alcançamos a nota máxima, Diamante! Em 2014 recebemos a Medalha de Mérito Desembargador Ruy Gouthier de Vilhena, pelos serviços prestados para a Justiça de Minas Gerais. Em 2015, novamente recebemos o Prêmio Diamante de Qualidade da ANOREG. Mas os prêmios não são o mais importante. São apenas conseqüência de uma disposição que o Cartório do Barreiro tem de estar sempre inovando, buscando a qualidade e utilizando a tecnologia para o benefício dos serviços.

Em 2008, implantamos, em conjunto com o Dr. Fernando Humberto dos Santos, então juiz da Vara de Registros Públicos, o sistema PROJUDI nos cartórios de registro civil, de modo que toda a comunicação com aquele juízo passou a ser eletrônica. Em 2013, participamos ativamente das discussões para a redação do Código de Normas do Extrajudicial de Minas Gerais, sonho concretizado no Provimento nº 260, da Corregedoria-Geral de Justiça de Minas Gerais. Em 2014 fomos o primeiro Cartório de Belo Horizonte a funcionar aos sábados para todos os serviços, iniciativa de grande sucesso, razão pela qual continuamos atendendo aos sábados, agora das 9:00 às 12:30. Em abril de 2014 o Cartório do Barreiro instalou a unidade interligada no Hospital Júlia Kubitschek, facilitando o registro de nascimento. No Barreiro foi expedida a primeira certidão de nascimento com o CPF de Belo Horizonte, em dezembro de 2015. Já em 2017, o Cartório do Barreiro inovou ao imediatamente passar a apostilar documentos para que tenham validade no exterior. Somos o cartório onde mais são lavradas atas notariais em Minas Gerais e que primeiro lavrou atas notariais para fins de usucapião.

Nossos auxiliares e escreventes estão preparados para bem atender a população, todos fazem curso de grafotécnica e documentoscopia, bem como recebem treinamentos regulares. Oferecemos pós-graduação em Direito Notarial e Registral para nossos colaboradores mais antigos. Já estamos preparados para a conciliação e mediação em cartório, pois o nosso Oficial Substituto formou-se mediador no Instituto Nacional de Direito e Cultura - INDIC, curso credenciado pelo Tribunal de Justiça, e nas novas instalações temos seis salas de reunião, devidamente preparadas.

Sabemos que não podemos parar e que temos que buscar sempre melhorar. Como bem dizia Fernando Pessoa, poeta favorito do meu pai:

"Para ser grande,

sê inteiro: nada

Teu exagera ou exclui.

Sê todo em cada coisa.

Põe quanto és

No mínimo que fazes.

Assim em cada lago a lua toda

Brilha, porque alta vive".